Checando a previsão para ondas

Muitas vezes temos aquela vontade de ir até a praia e surfar altas ondas. Porém, podemos nos decepcionar com o clima do tempo, se a onda não estiver como gostaríamos, não for um passeio bom para família, não podemos nos divertir com os amigos e etc.

Devemos lembrar que ondas são formadas a partir dos ventos e marés. Então, o principal fator para ondas é o clima do tempo. Existem vários locais na internet que dizem o boletim das ondas. Que nada mais é que a previsão de como estarão as ondas naquele dia, isso poupa tempo e é muito recomendado para todos os surfistas.

Observe se o tempo estiver nublado ou chuvoso. Em caso de chuva não entre na água, pois o mar devido a alta salinidade é um ótimo local para atrair raios.

Se o vento estiver muito forte é péssimo para iniciantes, as ondas ficam mais difíceis e instáveis.

Verificar a temperatura da água também se pode fazer no boletim das ondas. Desta forma saberemos qual roupa usar. Em caso de estar acima de 19°graus o surfista não tem com que se preocupar.

Veja também a visibilidade da água, se está conseguindo enxergar as ondas com facilidade. Tudo isso encontrado no boletim das ondas. Não só a visibilidade é um fator importante, mas a formações das ondas, saber como elas estão sendo formadas, se estão com uma formação boa ou regular.

Observar todas essas condições do mar é fundamental para o surfista não ter grandes surpresas ao chegar na praia. Em campeonatos é essencial estudar as ondas antes, de todos os tipos e já ter uma ideia de como estarão as ondas daquele dia.

 

 

Deixe uma resposta