Quantos litros têm sua prancha?

Ultimamente temos ouvido muito a palavra “litragem”. Qual a litragem de sua prancha? Nada mais é que o volume de sua prancha. Geralmente, quando o surfista vai comprar sua nova prancha, ele se preocupa muito com o volume dela. E está certo, vamos ver um pouco desse conceito de litragem das pranchas.

Antigamente queríamos saber só a altura, largura e espessura das pranchas já era suficiente, porém, com as novas técnicas e desing moderno da prancha, o mercado ficou cada vez mais rigoroso. O volume ajuda saber como será a flutuação da prancha. Apesar de volume ser medido em m³, no surf é medido em litros.

prancha de surf rip curl

prancha de surf rip curl

Uma maneira fácil de entender e lembrando que garrafas e galões a quantidade de água que possui dentro dela e por litro. Garrafas de 2 litros, 3 litros medidos deste modo. Já com as pranchas menores variam de 17 litros até 30 litros, as maiores como as longboards de 75 litros a 90 litros.

O volume distribuído pelo comprimento e espessura da prancha varia muito sua flutuação na água, por isso devemos medir todos esses fatores. Os materiais de fabricação dessa prancha não interferem em seu desempenho desde que tenha o volume adequado. O conceito de litragem serve mais para a flutuação estática, aquela que não tem movimento e é só para o atleta permanecer em cima da prancha sem movimento.

Some seu peso com a litragem da prancha e pronto, terá uma noção se está muito pesada ou não para flutuar da maneira que você deseja, mas se você é iniciante vale ver o vídeo abaixo e escolher uma usada para começar no mundo do surf:

4 comments

  1. Boa matéria, parabéns!! Eu tô nessa dúvida cruel. Já estou em minha 5ª prancha e buscando mais informações técnicas sobre elas (tipos e tamanhos de quilhas, rocker, espessura, etc) é que fiquei perdido diante de muitas possibilidade de se montar uma prancha. Estou priorizando velocidade, pois as ondas em minha cidade são cheias e lentas. Então, já sei que ela tem que ter menos rocker, mas como consequência ela será menos manobrável. Então, como eu poderia compensar o fato de ser menos manobrável? Quilhas menores? Acrescentando wings? Vlw.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.